Passear na Baia de Guaraqueçaba é algo indescritível significa conhecer as áreas naturais que devem ser preservadas pelo ser humano. É passeando na Baia de Guaraqueçaba que se conhece o ecossistema estuarino-lagunar e entende-se sua importância no equilíbrio ecológico da região. Fretamento de barcos de passeio e saídas de barcos de linha para outras localidades está em frente ao antigo Mercado Municipal ou na Marina Guará.
Localiza-se no centro da cidade e se constitui em área arborizada, com passarela beirando a baía e local para banho e pesca.
Faz parte da Mata Atlântica e pertence a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Com uma paisagem bastante atrativa, a reserva conta com infra-estrutura para receber visitantes e pesquisadores. Possui Centro de Visitantes, camping para 40 pessoas, quiosques com churrasqueiras e lanchonete. A mata é rica em fauna e flora, sendo que lá se encontra o Salto Morato, uma queda d'água de 80 metros de altura.
A reserva natural Salto Morato está localizado a 20 Km da sede do Município de Guaraqueçaba pela Pr 405.
Para quem gosta de aventura e passeios pouco tradicionais deve aproveitar o verão e conhecer a Vila Sibuí, uma comunidade de pescadores localizada na Baía dos Pinheiros, a pouco mais de 30 quilômetros de Pontal do Paraná. Mesmo fazendo parte do município de Guaraqueçaba, a região é pouco conhecida e o acesso é feito somente por barco. Além do contato com os pescadores, o turista pode passear por trilhas e desfrutar de uma piscina natural pouco visitada.
Nos feriados da semana da pátria de 2008, Fabíola e seus familiares registram fotográficamente o passeio por Guaraqueçaba, Salto Morato, locais de pescarias e visita à Ilha do Superagüi. Confira as fotos feitas por Fabíola. Caso haja interesse em baixar alguma foto, favor entrar em contato com a autora.
Acervo fotográfico: Fabíola Fortunato Chudzikiewicz
E-Mail: fabif@onda.com.br
RPPN Reserva Ecológica Sebuí
O turismo sustentável tem sido uma das principais vertentes de defesa do meio ambiente aliado ao desenvolvimento da prática turística que mais cresce no Brasil. Aliar esse conceito, protegendo a vida e mantendo a economia ativa é o desafio dos municípios e empreendedores brasileiros.
Reserva Ecológica do Sebuí proporciona contato total com a natureza, imagine um lugar onde a Mata Atlântica é preservada; onde podem ser encontradas mais de 91 espécies de aves, cerca de 20 de anfíbios, 15 de peixes, 10 de répteis e várias de mamíferos; onde se pode navegar em diferentes rios, praticar esportes e se hospedar num ambiente rústico, que tem cuidado com a natureza e adota práticas sustentáveis.
Enfim, uma localidade onde o contato com a natureza é total. Esse lugar existe e fica a 160 quilômetros de Curitiba, capital do Paraná, no município litorâneo de Guaraqueçaba.
A Reserva Ecológica do Sebuí é, desde 1999, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. Lá, as palavras de ordem são preservação da natureza e ações de sustentabilidade, com atividades que interferem o mínimo possível no meio ambiente.
O acesso à reserva é feito apenas de barco. A partir de Guaraqueçaba, o trajeto dura 50 minutos. Mas, também é possível chegar no local via Paranaguá.
Em Sebuí “denominação originária do vocabulário guarani, cujo significado é “minhoca”, que se refere a um tipo de animal encontrado na localidade e à sinuosidade de um dos rios que banham o território, pode-se caminhar por trilhas no mangue e na beira dos rios Velho, Sebuí e das Quatro Quedas; apreciar as belas cachoeiras e saltos; fazer passeios em canoas e caiaques, e aventurar-se numa tiroleza de 60 metros de comprimento e desnível de 20 metros.
Quem gosta de trekking, pode percorrer caminhos pela floresta e, ainda, andar pela trilha noturna, com extensão de mais de quatro quilômetros e duração de caminhada de cerca de duas horas.
Além disso, em Guaraqueçaba, são oferecidos na reserva passeios de barco até o Parque Nacional de Superagüi, a Ilha dos Pinheiros onde se pode contemplar revoadas de papagaios e a Praia de Maruja, localizada no Estado de São Paulo, entre outras opções.