Morretes

Largo Antonio R. dos Santos

Localizado em frente da igreja Nossa Senhora do Porto.

Largo Dr. José Pereira

No Largo Doutor José Pereira, 43 encontra-se a casa de Rocha Pombo.

  • Largo Dr. José Pereira

Largo Dr. Lamenha Lins

Situado na Rua XV de Novembro, 66. O Pernambucano, Pernambucano, Dr Adolfo Lamenha Lins nasceu no Recife em 27 de junho de 1845, no seio de uma família abastada. Graduou-se em Direito e teve como primeira função política a promotoria pública da Província de Alagoas. Foi também secretário do governo e deputado provincial no Piauí, que também governou entre 1873 e 1874.
Nomeado por carta imperial de 21 de abril de 1875 para governar o Paraná, Lins recebe o cargo em 8 de maio das mãos do vice-presidente provincial Agostinho Ermelino de Leão. Com apenas dois anos de mandato ele se tornaria uma das figuras mais importantes de toda a história araucariana. nas dois anos de mandato ele se tornaria uma das figuras mais importantes de toda a história araucariana. ns nasceu no Recife em 27 de junho de 1845, no seio de uma família abastada. Graduou-se em Direito e teve como primeira função política a promotoria pública da Província de Alagoas. Foi também secretário do governo e deputado provincial no Piauí, que também governou entre 1873 e 1874.
Nomeado por carta imperial de 21 de abril de 1875 para governar o Paraná, Lins recebe o cargo em 8 de maio das mãos do vice-presidente provincial Agostinho Ermelino de Leão. Com apenas dois anos de mandato ele se tornaria uma das figuras mais importantes de toda a história araucariana.

  • Largo Dr Lamenha Lins Morretes
  • Largo Dr Lamenha Lins - Coreto Sinibaldo Trombini
  • Largo Dr Lamenha Lins Morretes

Largo João de Almeida

Homenagem ao fundador de Morretes no ano de 1733. Placa comemorativa datada de 31 de outubro de 1992, na gestão do prefeito Sebastião Cavagnolli.

Praça Benedito Antunes de Oliveira

Na confluência da Rua Conselheiro Sinimbu, Fernando Amaro e Reta do Porto.

Praça Comendador José Ribeiro de Macedo

Praça Comendador José Ribeiro de Macedo localizada na PR 411, Km 06 (seis) - Rodovia Mario Marcondes Lobo, Km 06, em Porto de Cima, Morretes, CEP: 83360000
Nesta praça está localizada a centenária Igreja de São Sebastião, padroeiro do Distrito de Porto de Cima..
Natural de Porto de Cima, no Nosso Litoral Do Paraná, Comendador José Ribeiro de Macedo nasceu no dia 12 de agosto de 1840 e faleceu em 27 de julho de 1917.

Importante líder da produção de erva-mate, na época, o principal produto de exportação do Paraná, nos idos de 1890, Comendador Macedo integrou o grupo de empresários capitaneados por Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, inscrevendo seu nome entre os fundadores da Associação Comercial do Paraná (ACP). Em meio ao período conturbado da Revolução Federalista, José Ribeiro Macedo foi eleito para substituir na presidência da Casa o Barão do Serro Azul, em 1893, voltando a ocupar o cargo em 1913.

Macedo é considerado um dos fundadores da Universidade do Paraná, a atual UFPR. Na oportunidade, o paranaense apoiou Rocha Pombo na criação da instituição que viria a se tornar uma das mais significativas e a primeira em âmbito nacional.

É também o criador do Clube de Leitura do Porto de Cima.

Comendador Macedo é um dos proeminentes de uma tradicional família curitibana, inclusive tendo como um de seus bisnetos o atual prefeito da cidade, Rafael Greca de Macedo.

A cidade que o acolheu prestou-lhe homenagem ao emprestar seu nome a uma importante via do eixo central. A Rua Comendador Macedo possui 650 metros de extensão e tem início na Praça do Expedicionário, no Alto da XV, e término na Rua Conselheiro Laurindo.

  • Praça Comendador José Ribeiro de Macedo
  • Praça Comendador José Ribeiro de Macedo
  • Praça Comendador José Ribeiro de Macedo

Praça dos Imigrantes

Localizada na Rua das Flores, oferece bela paisagem para as tranqüilas águas do Rio Nhundiaquara. Nela tem um coreto onde são realizados vários eventos. Em 31 de outubro de 1992, o Senhor Sebastião Cavagnolli prefeito na época, prestou homenagem à imigração, japonesa, italiana, alemã e portuguesa, colonizadores de Morretes.

Praça Maria Angélica Dias

Na Vila de São João, localiza-se na confluência da PR 410 (São João – Antonina) e a PR 411 (São João – Morretes).

  • Praça Maria Angélica Dias

Praça Moacyr França

Situada na Vila das Palmeiras, onde está a Igreja de Santa Rita.

Praça Odilon Negrão Teixeira

Na Rua XI de Novembro, nela está localizada o Terminal Rodoviário da cidade.

Praça Rocha Pombo

Localizada em frente à Estação Ferroviária. Homenagem ao historiador morretense José Francisco da Rocha Pombo.

  • Praça Rocha Pombo

Praça Silveira Neto

Em homenagem ao poeta da cidade de Morretes, é um dos pontos mais freqüentados por turistas. Ali você pode apreciar apresentações de grupos musicais, folclóricas e de capoeira. Nela você encontra várias lojas de souvenir, lanchonetes, e artesanatos além de poder desfrutar do frescor do Rio Nhundiaquara.